Existem diversos motivos que possam justificar um atraso em uma obra. Neste post, trataremos de alguns deles, de forma que você tome a ciência de suas existências e se programe para corrigir eventuais falhas que possam afetar os seus projetos.
Falta de planejamento
Todo projeto segue etapas, e portanto planejá-las é fundamental para garantir que elas sejam cumpridas em seus devidos prazos, custos e corretas execuções. Quando este planejamento não é bem-feito, a obra está sujeita não só a atrasos, mas também a diversas outras falhas que possam comprometer o seu adequado desenvolvimento.
Um bom planejamento deve, antes do início da execução, estabelecer os prazos, custos, metodologias executivas, formas de contratação, cronogramas, responsabilidades funcionais, fontes de recursos, dentre outros. Portanto, é uma fase fundamental para que tudo ocorra conforme programado em uma obra.
Falta de uma programação de suprimentos
A programação de suprimentos define como serão feitas as contratações (seja por pacotes fechados, terceirização ou por mão de obra própria, por exemplo) e a compra dos demais suprimentos. Isto garante agilidade no fechamento das aquisições e contratações, e, portanto, a falta de uma programação e definição pode acarretar atrasos, comprometendo o andamento das obras.
Falta de dimensionamento de mão de obra
É fundamental dimensionar a mão de obra adequadamente para a execução de uma obra. Uma falha nessa etapa pode acarretar em não haver pessoal suficiente para sua execução, o que pode levar a atrasos considerando tanto o tempo de execução pela mão de obra dimensionada quanto o tempo hábil para contratar mais empregados.
Além disso, uma falha nesse dimensionamento, superdimensionando a mão de obra necessária, pode levar a custos exacerbados, outro problema recorrente na execução de projetos. Uma boa maneira de equacionar esta questão é a elaboração do Histograma de mão de obra.
Falta de recursos financeiros
Como qualquer projeto, a falta de recursos financeiros em uma obra pode fazer com que esta atrase, ou até mesmo seja paralisada, até que eles sejam repostos. Para evitar este problema, é muito importante programar fontes de recursos, estabelecendo um cronograma físico-financeiro de forma que não ocorra a falta desses para o bom andamento da obra.
Falta de controle
Se uma obra não é bem controlada, ela está sujeita a falhas. Estas falhas, por se tratarem de imprevistos, fogem do cronograma inicial, levando a atrasos. Além disso, existe também o tempo hábil para reparar tais falhas, o que representa um gasto de tempo ainda maior.
Entender os porquês do que podem levar aos atrasos de suas obras é o primeiro passo para evitá-los. Fique ligado em nossas redes, pois logo trataremos mais a fundo das soluções acerca de todos estes problemas
Comments